73012700_2405966202986493_75535630808740

Curso (Des)Formação em Yoga|Meditação

Prof.Dr. Roberto Simões

Buscar definir o Yoga sempre foi uma tarefa difícil. As experiências advindas de suas práticas e filosofia fundamentam, entretanto, a convicção de muitos praticantes que o Yoga promove transformações comportamentais e, por isso, sociais e no espírito também. Com a crescente racionalização do mundo, não obstante, o Yoga antes apenas circunscrito aos ditames religiosos doutrinários dos indianos hinduístas (convenhamos, uma parcela bem restrita do mundo antes de 1900), ganha a sua força globalizante.

.

Essa mudança de um Yoga “indiano e hinduísta” para um Yoga “global e plural”, exigiu mudanças em sua estrutura tanto filosóficas, quanto sociais, políticas e, obviamente, religiosas/espirituais. O Yoga, dessa forma, continua promovendo novas experiências, criando inúmeras outras expressões corporais e mentais, alavancando novos líderes e grupos que afirmam representa-lo.

.

Não é incomum, neste novo cenário acelerado de informações e mercantilista em que vivemos, alguém buscar "pular etapas" para “alcançar (rápido) sua meta”. Isso tem ocorrido no mundo yoguico moderno. Ninguém se permite o tempo necessário para “ruminar” os efeitos da experimentação do Yoga/Meditação em si.

.

Com isso, quem nunca praticou yoga/meditação se torna “professor” em 3, 5, 8 meses! Este curso se propõe a “formar” praticantes de yoga/meditação e não a “capacitar” profissionais do yoga/meditação.

.

Entendemos que o encontro do Yoga com a Ciência e outras formas de conhecer, sobretudo dos filósofos ocidentais, não o desencantam, pelo contrário, legitimam  suas (e infinitas novas) narrativas yoguicas/meditativas e compondo outros corpos/mentes yoguicos como expressão espiritual “mundial” – e não mais apenas nos corpos/mentes indianas.

.

Ao mesmo tempo, o yoga/meditação, como não poderia ser, vem anexando/bricolando suas “técnicas” corporais/mentais em laboratórios acadêmicos das mais renomadas universidades do mundo, mas também nas “escrivaninhas” de muitos pensadores.

.

Desses inusitados encontros, compreender o yoga/meditação exige um tempo indispensável de maturação e ruminação de suas ideias e consolidação das experiências que promove no corpo e no espírito de quem se dedica a vive-lo e não apenas pensá-lo. 

.

Convido você então, a se aventurar neste curso inédito e se apaixonar (novamente?) pelo yoga mas por um prisma singular: o seu. Na verdade, respeitando a “essência” do yoga: o equilíbrio entre forças que te alegram e os inevitáveis encontros de corpos que lhe entristecem, em busca da liberdade do equilíbrio que nunca se estabelece sem o olhar atento ao único mundo/realidade que existe: o aqui e o agora.



🔸 CARGA HORÁRIA 🔸

Duração: 160 horas, sendo 8 encontros de 20 horas.
Horário: Sábados e Domingos das 08:00 às 18:00 Início:

Esse curso livre não é modular.

🔸 CONTEÚDOS DAS UNIDADES CURRICULARES 🔸

O curso de maneira geral tem como propósito desenvolver em participante a autonomia em sua prática pessoal. Sabendo que o conhecimento do Yoga não advém do “racional/inteligência”, ou seja, na compreensão pura e simples de uma metafísica, mas da interação consigo mesmo e os Outros. As suas escrituras evidenciam o valor da ascese/prática do Yoga, desta forma, o curso buscará mesclar práticas de posturas, “respiratórios”, “limpezas”, mantras e meditação em todos os módulos com o estudo em 4 grandes áreas que dialogarão entre si: (1) Filosofia, (2) Fisiologia, (3) História Sociopolítica e Religiosa e Leitura e diálogos sobre as (4) Escrituras do Yoga.

🔸 INFORMAÇÕES EXTRAS 🔸

PÚBLICO ALVO

O curso, com seu espectro temático diversificado, direciona-se a um público geral interessado no Yoga/Meditação como fenômeno enraizado na vida humana. Ao mesmo tempo, quer contribuir para que seus participantes se desenvolvam criativamente no processo de suas próprias singularidades por meio do conhecimento do Yoga/Meditação. Tudo isso dará de forma gradual e a observação do impacto de cada encontro (e aulas) sobre si-mesmo.

.

Assim, é destinado: (1) a professores de yoga/meditação que visam se aprofundar sob uma nova perspectiva; (2) religiosos (convertidos) e “buscadores espirituais” (peregrinos) em geral que busquem conhecer o yoga/meditação de forma livre de aspectos institucionais e doutrinários; mas também (3) a qualquer indivíduo com vistas a estudar o yoga/meditação para disporem de uma percepção pessoal dos aspectos sociais de sua prática, além de entendimento fisiológico, histórico, sóciopolítico e filosófico das repercussões humanas promovidas pelo Yoga/Meditação; e, porque não, (4) o público leigo mas interessado no yoga/meditação por curiosidade (ou necessidade); os temas propostos, não obstante, podem também abranger (5) profissionais de áreas ligadas à saúde tais como psicólogos, médicos, educadores físicos e demais.

ESTRUTURA CURRICULAR

Cada encontro com duração de 20 horas abordará um tema específico de cada Módulo (Filosofia/ Fisiologia/ Escrituras/ História Sociopolítica e Religiosa). Sempre as primeiras duas horas da manhã (do sábado e domingo) desenvolveremos uma aula prática completa de Yoga/meditação. Após um intervalo, teremos, na segunda parte da manhã do sábado, as aulas do módulo Filosofia. Após o almoço (sábados e domingos) teremos a prática contemplativa do yoga restaurativa com audição dos Yoga-Sutras por aproximadamente 30min; e, logo após, aos sábados as aulas teóricas do módulo Escrituras, finalizando todos os encontros com uma prática meditativa de mais 20- 30min. Aos domingos de manhã, após a prática, as aulas do módulo Fisiologia e, finalizando o encontro, as aulas de História Sociopolítica e Religiosa antes da meditação sunset.

Roberto Simões👨🏽‍🏫

Mestre e Doutor e Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, é graduado em Ed.Física, especialista em Psicologia, Yoga e Fisiologia. Autor do livro Neurobiologia e Filosofia da Meditação (2a .edição), Yoga Malandro (no prelo), além de pesquisador do Centro de Estudos de Religiões Alternativas de Origem Oriental no Brasil (CERAL) pela PUCSP. Há mais de 15 anos atua em diversas formações de professores de yoga e meditação no Brasil e Portugal. Atualmente coordena a pós-graduação em Meditação da PUC/SP e produz o conteúdo do site e Podcast Yoga Contemporâneo aonde discute o contexto atual do yoga e da meditação nos países latino-americanos.