A Ética e o yoga

Prof.Dr. Roberto Simões

 

Esse curso nasce depois de mais de uma década lecionando em pós-graduações, palestras e congressos que fui convidado por universidades e cursos de formação de ioga em diversas capitais brasileiras sobre ioga, fisiologia e relação corpo e mente. Esses anos de docência aonde transitei entre  a filosofia ocidental, a fisiologia biomédica e as escrituras espirituais do oriente, me levaram naturalmente a questionar o funcionamento do cérebro e do comportamento humano. O ioga, como qualquer outro "ordenador de realidades" preconiza a sua melhor forma de viver a vida vivida. 

É abundante os livros que versam, nesta última década, sobre o cérebro divino, genes de Deus, áreas neuronais sagradas, todos buscando uma explicação física para a presença do Absoluto. No ioga, por exemplo, o conceito de maya (ilusão) ou avidya (ignorância) permeiam as suas escrituras, aonde as práticas espirituais visam dissolver o véu de maya e descortinar a Realidade do Absoluto.

Seja dentro do corpo, exterior a ele ou o próprio, a presença de Deus, deuses ou similares (como o nirvana ou kaivalya) denota que algo perene comanda ou determina a existência humana entre as crenças religiosas/espirituais. O fim do sofrimento humano, dessa forma, exige viver em comunhão com Ele, o Absoluto, algo perene que já É desde sempre ou, como disse, de uma outra realidade que não essa, ordinária. É muito comum a ideia de que devemos alcançar um outro estado, o estado do ioga por exemplo. 

Exploraremos essas ideias, mas principalmente, a inquietante concepção de que possamos viver no mais completo caos, aonde a vida pode não possuir o menor sentido cósmico. Será? O curso, portanto, não possui nada de auto-ajuda ou 7, 8, 9 ou 10 passos para uma vida melhor, plena ou hérculea.

Convidamos você a permitir-se vivenciar o que seria sustentar a sua existência sob o seu próprio corpo finito, aonde para ser homem e/ou mulher nesta realidade devemos começar a assumir plenamente as nossas próprias responsabilidades e imperfeições, sem certo ou errado, mal ou bem, apenas Ser.

 

 

 

Conteúdo Programático

 

- Dialogar sobre as diferenças entre Filosofia, Ciência, Artes, Senso-Comum, Mito e Religião/Espiritualidade;

- Como e porquê os cientistas pensam assim;

- Paradigmas e Perspectivas de Realidade/Mundo/Viver;

- O que é a mente e suas possíveis abordagens;

- O que é estresse, homeostase e como eles podem afetar nossos pensamentos;

- Sensação e Percepção são diferentes? 

- Aspectos históricos relacionados so problema corpo e mente;

- Introdução a Psicofisiologia e ao Sistema Nervoso;

- Comportamento, relaxamento e imunologia;

- Respostas da Psicofisiologia e da Sociologia para a construção da Realidade (Genética x Cultura);

- Estados Alternativos de Consciência;

- Como pensar a ética ioguica com relação a finitude da vida/corpo e construir autenticidade do homem e mulher que somos: um convite ao abismo.

 

Obs: O curso é recortado com aulas práticas de Hatha-Yoga, Restaurativa e Meditação.