top of page
Meu projeto-4.png

E a reencarnação aos monistas? Isso me "buga"!

Atualizado: 21 de jun. de 2022

Tenho outra pergunta/curiosidade. Ainda “bugo” muito com essa história de dualista e monista...
Eu me vejo muitas vezes tendo uma visão monista e depois dualista. Isso é possível?
O que mais pega pra mim é o ‘reencarnacionismo’, como assim o espírito morre e acaba?! Não se tem interesse nisso. Não se fala sobre o acesso à outras dimensões? Plano espiritual? E as entidades onde ficam então nessa história?


Olá Hermane,


O Curso (des)Formação trabalha bastante sobre os conceitos das filosofias monistas e dualistas. Mas de uma forma bem ampla: não há outros mundos que não estejam aqui na IMANÊNCIA.


E imanência significa tudo: as estrelas, planetas, à terra, a água, as árvores, o ar... enfim, o Universo. Se você acredita que haja algo além do Universo, vc passeia no dualismo.


O Céu Cristão ou o Nosso Lar pra você está neste, ou em outro mundo?


Samsara é um mundo e Kaivalya, Moksa, Nirvana, Samadhi são imanentes ou transcendentes? O transcendente está fora daqui; é o mundo das ideias de Platão, lembra?

Para muitos comentadores e intérpretes de Patanjali, este era dualista: Purusa e Prakrti não são se tocam, por assim dizer.


Então, vamos a sua pergunta que lhe incomoda: a Morte rs.


Aos dualistas, morreu, uma parte de você (alma ou algo similar) vai pra esse mundo fora daqui, transcendente, e o que perece é o corpo, certo? Até aqui é tranquilo e nesta história cabe todas as dimensões e mundos ideais que confortam aos dualistas.


Posso estar me f@dend# aqui, mas blz, tem um lugar que é "tudo de bom".


Pois bem! Aos monistas ou os que vivem e acreditam apenas na imanência, só há este mundo. E este mundo, repito, não é o planeta Terra, mas o Universo. Quando morrem então, assim como o corpo dos dualistas, tudo volta ao que se é apenas uma Parte: a Natureza, Universo ou Deus.


Sim, aos monistas Deus existe e somos parte Dele. Não sobra nada, pois se parte Dele, tudo vota a Ele. Nenhuma "essência" sobrevive com o meu Ser.


Mas não sobra nada? rs.


Na verdade, "sobra", mas como uma onda (metáfora clássica entre os zen budistas), voltamos ao Mar. Sempre fomos e continuaremos ser o Mar, mas por instantes (a Vida) nos singularizamos em nossas impermanentes vidas terrenas, com nossas histórias, mentes, ideias, e outras invenções... Mas são apenas ondas em constante devir|transformação.


Então, aos dualistas morreu e já era?


Não, isso cabe aos materialistas. Os monistas não são materialistas e é isso que mais dói e é difícil compreender no início. Primeiro, pois fomos criados socialmente por coletivos dualistas. A Igreja Católica, uma cópia para as massas, como diria Nietzsche, do Platonismo e Aristotelismo (ambos dualistas), nos impôs essa forma única de viver e aniquilou coletivos monistas, como os ameríndios brasileiros.


Então, os monistas não são materialistas, acreditam em corpo e mente ou "alma" que são singulares, mas que se tocam (ao contrário dos dualistas que privilegiam a alma|mente ao corpo - aquele que perece e não alcança o "reino dos céus": muitas vezes o corpo é o empecilho para a alma pura, purusa?).


Mas, na verdade, aos monistas, a mente ou alma é uma imagem do corpo.


Em suma, ambos continuam existindo após a morte, mas não como "entidades autônomas" sacou? Volta ao que sempre foram, a Deus|Natureza|Universo ou qualquer outro rolê que deseje inventar.


Ah, mas os espíritos? São corpos e mentes|almas, mas muito mais sutis do que você, bastante denso, sacou? É possível esse rolê entre os monistas, mas não muito comum. Mas é apenas para ilustrar a diferença entre materialistas e monistas.


Enfim… tô aí.

Espero ter ajudado.

2 opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe

Bom dia Roberto, tudo bem? Como que a mente/alma quando morre volta a se integrar com o TODO e ao mesmo tempo ser um espírito (um ser em uma vibração mais sutil mais sutil) ? Tipo eu acredito em outras dimensões, já tive experiências que mostram que a vida não acaba aqui, e acho que tudo que o Chico Xavier deixou escrito parece fazer bastante sentido, mas no caso da visão monista não existe outras dimensões (mundos em faixas de frequência mais sutis) com seres vibrando em padrões de consciência mais sutis? É pq a física quântica explica sobre dimensões e parece fazer muito sentido, mas agora tô mais bugado ainda hehehe. Abraço.

Like
Reageren op

Acho q já te respondi isso por outro canal q vc me perguntou a mesma coisa. Pra começar te responder, vc precisa compreender q é necessário mudar de paradigma. Não dá pra encaixar minha resposta q lhe darei vivendo no dualismo ok? Essa alma aí q vc se refere não é a mesma q eu me refiro. Esse espírito não é “vc qdo morrer”, esse euzinho, self ou seilaoque. Pensa q no monismo não tem fora certo? Não tem pra onde ir. Assim, qdo vc e eu morremos ninguém “vaza” daqui, pq tudo é ponto A. Tmj até aqui? Há algo q lhe movimenta, chamaremos de conatus como Espinosa, alma, energia ou prana, mana… coloque o nome q quiser. Nem seu corpo…

Like
bottom of page